Núcleo de Música

Aulas de iniciação Musical

O nosso grupo de voluntariado disponibiliza vídeos de iniciação musical para todos os que querem aprender música. Vamos começar?

Lista de materiais necessários:




Na primeira aula, começámos por lhes dar a conhecer a Pauta Musical e a Clave de Sol. Incuímos também um exercício do Caderno de Expressões da Santillana, pois é aquele que a Escola para a qual estamos a fazer os vídeos usa.




Na segunda aula, fizemos revisões da Pauta Musical e da Clave de Sol e introduzimos as Notas Musicais. Para além disso, ao longo da aula, pedimos-lhes que fossem desenhando numa folha branca aquilo que íamos falando.




Na terceira aula, fizemos revisões das Notas Musicais, incluindo um exercício do Caderno de Expressões, e introduzimos os ritmos. Fizémos alguns e pedimos que, depois de nos ouvirem primeiro, repetirem ao mesmo tempo que nós.




Na quarta aula, revimos a Pauta Musical e a Clave de Sol, pedindo-lhes que fossem desenhando enquanto nós o fazíamos também. Fizemos revisões dos ritmos, repetindo alguns da aula anterior e introduzimos um ou outro. Para além disso, apresentámos-lhes o Violoncelo de uma forma divertida.




Na quinta aula, revimos as Notas Musicais pedindo-lhes que fossem dizendo enquanto nós o diziamos também. Fizemos revisões dos ritmos, repetindo alguns da aula anterior e introduzimos um ou outro. Para além disso, apresentámos-lhes o Violino de uma forma divertida.




Na sexta aula, introduzimos as figuras ritmicas, pedindo-lhes que fossem dizendo enquanto nós o diziamos também, fazendo pergunta no final sobre o conteúdo dado. Incorpora-mos um exercico do Caderno de Expressoões. Para além disso, apresentámos-lhes o Violino de uma forma divertida.




Na sétima aula revimos as figuras ritmicas, pedindo-lhes que fossem dizendo enquanto nós o diziamos também e, acabámos por fazer um exercício onde eles reptiam diversas figuras rítmicas de forma aleatória. No final, apresentámos a flauta transversal de forma dinânimica.




Na oitava aula revimos as notas musicais através da escala de Dó. Pedimos que dissessem o nome das notas, de forma ascendente e de forma descendente, connosco. Acabamos este tópico com uma pergunta aleatória do nome das notas. Nesta aula apresentámos o bombardino de forma divetida.




Na nona aula revimos as notas musicais muito rapidamente. Apresentámos a música "O balão do João" e escrevemos na pauta as notas musicais que a constituem. Dividimos em várias partes e pedimos que dissessem o nome das notas depois de nós. Acabámos a aula com a apresentação do contrabaixo de cordas.




Na décima aula revimos rapidamente as figuras ritmicas. Pedimos que dissessem o nome destas. Ouvimos novamente a música "O balão do João" e desta vez abordamos o ritmo que a constitui. No final fizemos a divisão da música em várias partes e pedimos que fossem fazendo. Nesta aula apresentámos o saxofone de forma engraçada.




Na décima primeira aula revimos a música "O balão do João" e abordamos as notas musicais e as figuras ritmicas em simultâneo. Primeiro revimos as figuras ritmicas que constituem a música, depois as notas musicais e finalmente juntamos as duas. Nesta aula apresentámos o oboé de forma dinâmica.




Na décima segunda aula começamos por rever o nome das notas musicais para os mais esquecidos. Apresentamo uma nova música "Despacito" e ensinamos o nome das notas que a constitui. Nesta aula apresentámos a guitarra clássica de forma muito divertida.


Mª Leonor Ferreira & Sofia Severino